Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOUTO, D. P. do
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. S. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, W. B. dos S.
dc.contributor.authorCANAL, G. B.
dc.contributor.authorPOSSE, S. C. P.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. F. da S.
dc.contributor.authorFERREIRA, A.
dc.contributor.otherDiego Pereira do Couto, UFES; Jéssika Santos de Oliveira, UFES; Wagner Bastos dos Santos Oliveira, UFES; Guilherme Bravin Canal, UFES; Sheila Cristina Prucoli Posse, Incaper; Marcia Flores da Silva Ferreira, UFES; Adésio Ferreira, UFES.
dc.date.accessioned2019-11-20T18:04:11Z-
dc.date.available2019-11-20T18:04:11Z-
dc.date.created2019
dc.date.issued2019-11-20
dc.identifier.other23152
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3937-
dc.descriptionO milho é uma das espécies mais cultivadas no mundo apresentando grande importância no cenário econômico e como base alimentar em todo o mundo. A espécie está sujeita ao ataque de pragas e doenças que podem trazer grandes perdas à produção. As variedades crioulas de milho possuem alta capacidade de tolerância ao ataque de pragas e doenças e apresentam ampla variabilidade genética, representando grande importância para o melhoramento genético. Por isso, objetivou-se neste trabalho, avaliar a incidência de Spodoptera frugiperda e de três doenças foliares fúngicas (ferrugem, mancha branca e helmintosporiose) em variedades crioulas de milho cultivadas no ES. Foram avaliadas 66 variedades crioulas de milho, juntamente com 4 variedades comerciais de milho, dispostas em um experimento em delineamento de blocos completos casualizados com três repetições. Foi observado o potencial de resistência a lagarta e de tolerância as doenças foliares fúngicas, tendo destaque sete variedades crioulas que não apresentaram incidência de Spodoptera frugiperda e outras três variedades crioulas que não apresentaram sintomas de nenhuma das doenças fúngicas avaliadas.
dc.languagept_BR
dc.publisherIn: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, 19.; ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 9., 2018, Urbanova. O local frente ao global: pesquisa, ciência e os povos indígenas do Brasil . São José dos Campos: UNIVAP, 2019.
dc.subjectMilho
dc.subjectResistência
dc.subjectVariabilidade genética
dc.subjectVariedades crioula
dc.subjectSemente crioula
dc.titleIncidência de Spodptera frugiperda e doenças foliares fúngicas em variedades crioulas de milho do Espírito Santo.
dc.type--
dc.ainfo.id21957
dc.ainfo.lastupdate2019-11-20
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sementes-crioulas-posse.pdf500,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.