Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSENRA, J. F. de B.
dc.contributor.authorSOUZA, G. S. de.
dc.contributor.authorKROHLING, C. A.
dc.contributor.authorSILVA, M. W. da
dc.contributor.authorMENDONÇA,R. F. de
dc.contributor.authorAPOSTÓLICO, M. A.
dc.contributor.otherJoão Felipe de Brites Senra, Incaper; Gustavo Soares de Souza, Incaper; Cesar Abel Krohling, Incaper; Matheus Wandermurem da Silva, Incaper/Consórcio Pesquisa Café; Rodolfo Ferreira de Mendonça, Prefeitura Municipal de Itapemirim; Marcio Antônio Apostólico, UFES.
dc.date.accessioned2021-01-22T11:08:07Z-
dc.date.available2021-01-22T11:08:07Z-
dc.date.created2020
dc.date.issued2021-01-22
dc.identifier.other23730
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4171-
dc.descriptionEste trabalho objetiva selecionar clones de café conilon para o desenvolvimento de variedades adaptadas a colheita mecanizada. O estudo foi realizado em uma lavoura comercial no município de São Mateus. Os cafeeiros foram plantados em um espaçamento de 3,5 m entre linhas de cultivo e 0,5 m entre plantas. Foram avaliadas a produtividade em sacas de 60kg beneficiadas por hectare (sc.ha-1), desfolha em kg de massa foliar desprendida das parcelas após a colheita (kg.ha-1) e porcentagem de plantas mortas por parcela (%). A colheita mecanizada foi por meio de uma colhedora de café CaseIH modelo Coffee Express 200. Aplicou-se os modelos lineares mistos em blocos completos com 27 genótipos, duas repetições, duas colheitas e dois ambientes. Estimaram-se os componentes de variância, valores genéticos preditos e os intervalos de confiança. A diversidade genética dos clones foi analisada com base nos valores genéticos por meio da matriz de distâncias estatísticas de Mahalanobis seguido do agrupamento UPGMA e de Tocher Modificado. Não ocorreu interação dos genótipos com o ambiente. Os clones Tardio 9, Tardio 2, Intermediário 9, Precoce 6 e Tardio 3 apresentaram as maiores produtividades e baixa mortalidade de plantas e devem ser mantidos no programa de melhoramento do café conilon para colheita mecanizada. A maior distância estimada foi 37,56 entre os acessos Tardio 9 e Intermediário 7 e a menor foi 0,00 entre os acessos Tardio 1 e Precoce 6. O agrupamento de Tocher formou sete grupos nos quais os clones Tardio 9, Tardio 6, Precoce 2 e Intermediário 9 ficaram isolados.
dc.description.uricolheita_mecanizada_senra.pdf
dc.language.isopt_BR
dc.publisherIFES CIÊNCIA, v.6, n.3, p. 45-48, 2020.
dc.subjectSão Mateus (Município)
dc.titleSeleção de clones de Coffea canephora para o processo de colheita mecanizada no Norte do Espírito Santo.
dc.type--
dc.ainfo.id23099
dc.ainfo.lastupdate2021-01-22
dc.ainfo.depositanteCarga Automática
dc.subject.nalthesaurusCoffea
dc.subject.thesagroCafeicultura
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroCoffea Canephora
dc.subject.thesagroMelhoramento
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroColheita Mecânica
dc.subject.thesagroClone
dc.subject.thesagroCafé Robusta
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
colheita-mecanizada-senra.pdf313,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.