Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/2867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. B. de.
dc.contributor.authorGODINHO, T. de O.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, L. A. de O. P. G.
dc.contributor.authorMOREIRA, S. O.
dc.contributor.otherSabrina Batista de Oliveira, Incaper/Bolsista; Tiago de Oliveira Godinho, Incaper; Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, Incaper; Sarah Ola Moreira, Incaper.
dc.date.accessioned2017-11-29T11:27:51Z-
dc.date.available2017-11-29T11:27:51Z-
dc.date.created2017
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.other18172
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/2867-
dc.descriptionUma das dificuldades para a ampliação da cobertura florestal com espécies nativas é o déficit de sementes e de tecnologia para a produção de mudas. Para a uvaia, o manejo a ser empregado para a produção de mudas de qualidade é pouco conhecido. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do tamanho da semente e do sombreamento sobre o crescimento de mudas de uvaia. O experimento foi conduzido em fatorial, com três tamanhos de sementes (pequenas, médias e grandes) e três níveis de sombreamento (0; 30 e 50% de sombra), em delineamento inteiramente ao acaso com 16 repetições. Aos 90 dias após o plantio, foram avaliados a altura de plântula (AP), o diâmetro do coleto (DC) e o teor de clorofila nas folhas jovens (TCJ) e adultas (TCA). Houve interação entre o tamanho da semente e os níveis de sombreamento para AP e DC, sendo que as semente pequenas sob sombreamento de 50% tiveram maior crescimento. Aliado a isso, o TCJ e TCA foram maiores para plântulas sob sombreamento. Conclui-se que, independentemente do tamanho da semente, as mudas de uvaia têm melhor desenvolvimento sob 50% sombreamento.
dc.languagept_BR
dc.publisherIn: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 21.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, 17.; ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 7., 2017, São José dos Campos. Ciência Que Aproxima, Ciência Que Liberta. São José dos Campos: UNIVAP, 2017.
dc.subjectEugenia pyriformis Cambess
dc.subjectFrutas nativas
dc.subjectPropagação sexuada
dc.subjectLuminosidade
dc.subjectUvaia
dc.subjectCobertura florestal
dc.titleIntensidade de sombreamento e tamanho de sementes no desenvolvimento inicial de mudas de uvaia.
dc.type--
dc.ainfo.id17242
dc.ainfo.lastupdate2017-11-29
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRT-intensidadedesombreamentoetamanhodesementesnodesenvolvimentoinicialdemudasdeuvaia-oliveira-iniciacao.pdf305,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.