Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/2870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, M. R. da.
dc.contributor.authorSOUZA, G. S. de.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. L.
dc.contributor.authorSOUZA, T. da S. de.
dc.contributor.authorCASTELÃO, A. L.
dc.contributor.otherMatheus Ricardo da Rocha, IFES Venda Nova do Imigrante; Gustavo Soares de Souza, Incaper; Lucas Louzada Pereira, IFES Venda Nova do Imigrante; Tássio da Silva de Souza, Incaper; Abner Luiz Castelão, Incaper.
dc.date.accessioned2017-11-29T12:14:26Z-
dc.date.available2017-11-29T12:14:26Z-
dc.date.created2017
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.other18175
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/2870-
dc.descriptionObjetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do sombreamento gerado por diferentes espécies arbóreas em consórcio com cafeeiro conilon (Coffea canephora) sobre a qualidade da bebida. O experimento foi implantado na Fazenda Experimental Bananal do Norte (INCAPER), localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim ES. A variedade plantada foi a Robusta Tropical nos manejos a pleno sol e em consórcio com pupunha, gliricídia, bananeira e ingazeiro. A avaliação sensorial foi realizada por provadores conceituados e experientes. Os atributos sensoriais avaliados foram: fragrância/aroma, uniformidade, limpeza, amargor/doçura, sabor, salinidade/acidez, sensação na boca, retrogosto, equilíbrio e conjunto. Posteriormente, os dados foram submetidos ao teste F e de Tukey (p<0,05). Os tratamentos em consócio com pupunha e gliricídia apresentaram superioridade quanto à qualidade da bebida em relação ao tratamento a pleno sol. Assim, o sombreamento pode ser uma alternativa interessante não só para o aumento da sustentabilidade da cafeicultura como para a qualidade da bebida.
dc.languagept_BR
dc.publisherIn: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 21.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, 17.; ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 7., 2017, São José dos Campos. Ciência Que Aproxima, Ciência Que Liberta. São José dos Campos: UNIVAP, 2017.
dc.subjectCafé Conilon
dc.subjectCafeicultura
dc.subjectQualidade
dc.subjectCafé sombreado
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectCoffea canephora
dc.titleQualidade sensorial de cafeeiro Conilon orgânico consorciado e a pleno sol.
dc.type--
dc.ainfo.id17245
dc.ainfo.lastupdate2017-11-29
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRT-qualidadesensorialdecafeeiroconilonorganico-rocha-iniciacao.pdf260,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.