Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, A. de F. S. da.
dc.contributor.authorCOSTA, A. N. da.
dc.contributor.authorMAIA, F. G.
dc.contributor.authorLIMA, M. de F. de.
dc.contributor.authorALMEIDA, L. F. de.
dc.contributor.otherAdelaide de Fátima Santana da Costa, Incaper; Aureliano Nogueira da Costa, Incaper; Felipe Gonzaga Maia, Incaper/Fundagres; Maria de Fátima de Lima, CESAN; Luciano Firme de Almeida, CESAN.
dc.date.accessioned2018-04-24T18:29:12Z-
dc.date.available2018-04-24T18:29:12Z-
dc.date.created2010
dc.date.issued2018-04-24
dc.identifier.other21227
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3097-
dc.descriptionA cultura da bananeira é amplamente difundida no estado Espírito Santo, principalmente pelos agricultores familiares. Assim, buscam-se tecnologias capazes de proporcionar uma queda nos custos de produção, e conseqüente, aumento em sua margem de lucro. Uma alternativa viável é a utilização de resíduos orgânicos como fertilizantes para o solo. Desta maneira foi desenvolvido um experimento na Fazenda Experimental de Sooretama, pertencente ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), no município de Sooretama, com o objetivo de avaliar o efeito de doses crescentes de lodo de esgoto tratado com cal virgem, proveniente de Estação de Tratamento de Esgoto (lodo de esgoto) sobre o desenvolvimento vegetativo da bananeira. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, composto por uma cultura (banana), oito tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, onde T1 representa a adubação orgânica convencional e T2, a adubação química. Os demais tratamentos foram baseados em diferentes concentrações de nitrogênio presentes no lodo de esgoto. Os resultados comprovaram que o lodo, assim como o adubo orgânico convencional e o químico, contribuiu para o desenvolvimento vegetativo significante da bananeira ao longo do tempo. E ainda, que o tratamento T4 (40 kg de N aplicado no campo), foi o mais eficiente na promoção do desenvolvimento das plantas.
dc.languagept_BR
dc.publisherIn: In: SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 10., 2010, Maceió. Gestão de Resíduos: Desafios e Oportunidades. Maceio: ABES, 2010.
dc.subjectSIBESA
dc.subjectLodo de esgoto
dc.subjectBanana
dc.subjectBiossólido
dc.subjectFertilidade
dc.titleAvaliaçao do desenvolvimento vegetativo da bananeira sob efeito de diferentes doses de lodo de esgoto tratado.
dc.type--
dc.ainfo.id20135
dc.ainfo.lastupdate2018-04-24
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
09-av-desenv-veget-banan.pdf58,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.