Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, G. S. de.
dc.contributor.authorINFANTNI, M. B.
dc.contributor.authorLANI, J. A.
dc.contributor.authorALVES, P. de O.
dc.contributor.otherGustavo Soares de Souza, Incaper; Maurício Blanco Infantini, CAUFES; José Antônio Lani, Incaper; Patrick De Oliveira Alves, UFES.
dc.date.accessioned2018-07-03T19:34:16Z-
dc.date.available2018-07-03T19:34:16Z-
dc.date.created2018
dc.date.issued2018-07-03
dc.identifier.other21575
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3176-
dc.descriptionUm dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais de café conilon é a falta de mão de obra, principalmente durante a colheita. A mecanização da colheita é uma opção viável para a falta de mão de obra e para reduzir o custo. A força de desprendimento dos frutos é um dos fatores que influenciam a eficiência da colheita mecanizada e é influenciada por aspectos genéticos e de manejo. O objetivo deste estudo foi avaliar a força de desprendimento dos frutos de café conilon de plantas da variedade Robusta Tropical e do clone LB1, visando criar subsídios para o uso de colhedoras automotrizes. O estudo foi realizado em lavoura comercial em Governador Lindenberg-ES. A força de desprendimento dos frutos foi avaliada com um dinamômetro portátil digital. A força de desprendimento dos frutos de café conilon reduziu com o aumento do estágio de maturação. A variação de força de desprendimento entre os frutos verdes e cerejas foi de 2,5 e 1,2 N para a variedade Robusta Tropical e o clone LB1, respectivamente. A força de desprendimento dos frutos foi 25% maior nos frutos não derriçados após passagem da máquina em relação à média da lavoura não derriçada. A força de desprendimento dos frutos de conilon varia com o estágio de maturação e o material genético, indicando a possibilidade de selecionar materiais mais adaptados para o uso de colhedoras automotrizes. A colhedora apresenta potencial de selecionar os frutos com menor força de desprendimento.
dc.languagept_BR
dc.publisherPensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 16, n. 1, p. 103-108, 2018.
dc.subjectColheita mecanizada
dc.subjectColhedora de café
dc.subjectDerriça
dc.subjectCoffea canephora
dc.subjectCafe conilon
dc.titleForça de desprendimento de frutos de café Conilon no Estado do Espírito Santo.
dc.type--
dc.ainfo.id20465
dc.ainfo.lastupdate2018-07-03
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRT-forcadodesprendimentodefrutosdocafeconilon-soaressouza.pdf88,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.