Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3576
Título: Alterações químicas do solo após sucessão crotalária/milho-verde associadas a níveis de N em compostos.
Autor(es): FAVARATO, L. F.
SOUZA, J. L. de.
GUIMARÃES, G. P.
Luiz Fernando Favarato, Incaper; Jacimar Luis de Souza, Incaper; Gabriel Pinto Guimarães, UFES.
Palavras-chave: Crotalaria juncea
Adubação verde
Fertilidade do solo
Espírito Santo (Estado)
Agroecologia
Milho-verde
Plantio direto
Palhada
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 31, p. S2226-S2233, 2014. Suplemento. Edição dos Anais do 53 Congresso Brasileiro de Olericultura. Palmas, TO, jul. 2014.
Descrição: O manejo adequado da adubação e a ciclagem de nutrientes são estratégias muito importantes em sistemas orgânicos de produção. O objetivo desse estudo foi avaliar as alterações nos atributos químicos do solo decorrentes do plantio direto do milho-verde sobre palhadas de crotalária, associadas a adubações com compostos orgânicos de diferentes níveis de nitrogênio, num solo manejado organicamente há 18 anos. Este trabalho foi desenvolvido na Unidade de Referência em Agroecologia do INCAPER, localizada no município de Domingos Martins-ES. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, no esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas por dois tratamentos (ausência e presença de crotalária) e nas subparcelas foram aplicados cinco tratamentos com sistemas de adubação à base de compostos de diferentes níveis de nitrogênio: 1- ausência de adubação (0,0 % de N); 2 - Composto com 1,5 % de N; 3 - Composto com 2,0 % de N; 4 - Composto com 2,5 % de N e 5 - Composto com 3,0 % de N. A adubação verde com crotalária aumentou os teores de P no solo, mas reduziu o pH e os teores de K e Mg, não alterando os teores de Ca, SB, CTC total e MOS. Não houve interação entre a crotalária em pré-cultivo associada aos níveis de N nos compostos sobre os atributos químicos do solo. Em relação à condição inicial experimental, a área que não foi adubada (nível 0% N) apresentou 42 % a menos de K+ e 30 % a menos de Mg2+, refletindo na redução da Soma de Bases em 10%.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3576
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBO-53-alteracoesquimicasdosoloapossucessaocrolataria-favarato.pdf239,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.