Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3622
Título: Variabilidade das chuvas e disponibilidade hídrica para uso na agricultura irrigada na microbacia do Tancredo, Município de São Roque do Canãa/ES.
Autor(es): CARVALHO, C. S.
Cesar Santos Carvalho, Incaper.
Palavras-chave: São Roque do Canãa (Município)
Gotejamento
Microbacia do Tancredo
Água
Outorga
Disponibilidade hídrica
Recurso natural
Chuva
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Colatina, ES : IFES, 2018.
Descrição: A água é um recurso natural essencial para a vida e sua disponibilidade em quantidade e qualidade traz segurança para os diferentes usos. Neste sentido, objetiva-se com esse trabalho caracterizar a variabilidade das chuvas e disponibilidade hídrica para uso na agricultura irrigada na Microbacia do Tancredo em, São Roque do Canãa/ES. A série de dados climáticos estudadas compreendeu o período de 1980 a 2015. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em cálculos estatísticos da média, dos desvios anuais e de frequência das distribuições dos totais anuais de precipitação pluvial, e na aplicação do método do balanço hídrico climatológico. Em relação aos resultados da variabilidade de chuvas constatou-se uma ´média de 1152,2 mm.ano-1, onde 50 % dos anos apresentaram desvios abaixo da média da precipitação, sendo que 69,5 % apresentaram como chuvas normais para a série estudada. Constatou-se uma tendência de redução de 6,0 mm.ano-1 das chuvas. O balanço hídrico resultou em nove meses de deficiência hídrica com um total de 269,8 mm e três meses (novembro a janeiro) de excedente hídrico com um total de 55,4 mm. Para obtenção da eficiência da irrigação foram avaliados a irrigação em quinze imóveis rurais com diferentes sistemas de irrigação do tipo gotejamento, microspray, microaspersão e aspersão. Os resultados constaram que o sistema de melhor eficiência foi o Gotejamento e o pior foi o microspray. Os dados oriundos do cadastramento promovido pelo órgão gestor de recursos hídricos também foram analisados. Conclui-se que a continuidade desta tendência de redução da precipitação poderá resultar em impactos negativos nos diferentes setores da sociedade bem como o comprometimento das vazões requeridas pelos usuários com as disponíveis (Q_90) pela legislação de uso dos recursos hídricos (outorga).
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3622
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agricultura-sustentavel-carvalho.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.