Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, E. G. da.
dc.contributor.otherErivelton Gonçalves da Cunha, Incaper.
dc.date.accessioned2019-09-26T17:57:44Z-
dc.date.available2019-09-26T17:57:44Z-
dc.date.created2017
dc.date.issued2019-09-26
dc.identifier.other22950
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3821-
dc.descriptionA demanda mundial por alimentos cresce proporcionalmente ao crescimento populacional, levando ao intenso uso dos recursos naturais, em especial solo e água, por meio da agricultura convencional. O atual modelo convencional de agricultura ocasiona degradação e contaminação de água e solo, devido o manejo inadequado destes recursos e dos resíduos agrícolas gerados nas propriedades. Com isso torna-se necessário a transição para um modelo de agricultura mais sustentável, sendo que o sistema agroecológico de produção, por meio de seus variados tipos de agricultura, entre eles o orgânico, atende todas as dimensões da sustentabilidade. Com isso o trabalho teve o objetivo de apresentar um Plano de Manejo Agroecológico (PMA), de modo a promover mais sustentabilidade na agricultura, atender requisitos da legislação e incentivar a gestão na atividade. A área do estudo estava com baixa fertilidade natural e elevada compactação do solo, exigindo práticas de recuperação da área. As principais práticas indicadas foram o sistema de plantio direto, adubação verde, consórcios de culturas e rotação. Também o gerenciamento dos resíduos agrícolas, com uso agrícola destes. Tais técnicas permitirão melhorar as propriedades físico-químicas do solo, com redução da compactação, melhoria da fertilidade e incorporação de carbono no solo. O planejamento da atividade de acordo com a aptidão da área e com estudos mercadológicos, também é uma ferramenta que permite obter maior viabilidade na agricultura. A adesão dos agricultores ao PMA, aumentarão as chances de alcançar a sustentabilidade na agricultura, obtendo elevadas produções, retorno econômico e preservação ambiental.
dc.languagept_BR
dc.publisherSIMPÓSIO EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO, 2.; Sustentabilidade e Segurança Alimentar: Novas Demandas ao Agronegócio, Jaboticabal-SP: 2017.
dc.subjectSistema agroecológico
dc.subjectManejo
dc.subjectDegradadação
dc.subjectSolo
dc.subjectPreservação ambiental
dc.titleGestão da sustentabilidade através do plano de manejo agroecológico: estudo de caso de uma área agrícola degradada.
dc.type--
dc.ainfo.id21762
dc.ainfo.lastupdate2019-09-26
dc.ainfo.depositanteMerielem Frasson
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plano-manejo-ecologico.pdf881,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.