Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFONSECA, R. A.
dc.contributor.authorSOUZA, M. N.
dc.contributor.authorMENDONÇA, P. P.
dc.contributor.authorMOURA NETO, H.
dc.contributor.authorMOREIRA, C. G.
dc.contributor.authorPASCHOA, J. C. V. da
dc.contributor.authorCRESPO, A. M.
dc.contributor.authorLOUBACK, G. C.
dc.contributor.otherRonald Assis Fonseca; Mauricio Novaes Souza; Pedro Pierro Mendonça; Hilton Moura Neto; Credigar Gonçalves Moreira; José Carlos V. da Paschoa; Aline Marchiori Crespo, Incaper; Geisa Corrêa Louback.
dc.date.accessioned2021-02-08T11:35:59Z-
dc.date.available2021-02-08T11:35:59Z-
dc.date.created2021
dc.date.issued2021-02-08
dc.identifier.other23739
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4176-
dc.descriptionA aquicultura exerce um papel importante na economia mundial, na geração de emprego e na alimentação. Porém, não está restrita apenas aos aspectos sociais e econômicos: devem potencializar os aspectos ambientais. Devem ser considerados os fatores que envolvem a produção/criação de impactos e que podem contribuir com os desequilíbrios ambientais. Os impactos ambientais são alterações das propriedades químicas, físicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, alterem a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Neste caso, a aquicultura, além de ser praticada com o uso direto dos recursos hídricos, gera aspectos que podem ocasionar impactos negativos para a qualidade ambiental. Este capítulo tem por objetivo apresentar os possíveis impactos causados pela aquicultura ao meio ambiente, bem como demonstrar as possibilidades do desenvolvimento da atividade de forma sustentável, por meio do planejamento e da adoção de medidas de controle, mitigação ou intensificação dos impactos oriundos da aquicultura, fundamentados em práticas de manejo e conservação de base agroecológica. Medicamentos utilizados, arraçoamento, uso de hormônios, fertilização dos viveiros, foram algumas das atividades identificadas na aquicultura capazes de causar impacto ao ambiente: porém, deve-se considerar quais possuem potencialidade de produzir impactos significativos. Propostas com base nos princípios agroecológicos para estes impactos encontrados foram o uso de policultivos, consórcios de culturas, alimentação alternativa, reuso e reaproveitamento de resíduos. Mais importante que identificar os impactos, é buscar propostas com ações proativas, mitigadoras e corretivas, bem como propor alternativas para que esses impactos negativos ocorram em menor escala ou, sempre que possível, não ocorram
dc.description.uricrespo_cap2.pdf
dc.language.isopt_BR
dc.publisherin: Tópicos em recuperação de áreas degradadas [recurso eletrônico]. Mauricio Novaes de Souza. Canoas, RS: Méridas Publishers, cap. 2p.58-72, 2021.
dc.subjectAquicultura
dc.subjectConservação ambiental
dc.subjectPrática agroecológica
dc.titleAquicultura: Impactos ambientais negativos e a mitigação com práticas agroecológicas.
dc.type--
dc.ainfo.id23108
dc.ainfo.lastupdate2021-02-08
dc.ainfo.depositanteCarga Automática
dc.subject.thesagroMeio Ambiente
dc.subject.thesagroImpacto Ambiental
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.thesagroRecurso Hídrico
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crespo-cap2.pdf164,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.