Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, J. V.
dc.contributor.authorLONGUE, L. L.
dc.contributor.authorJARDIM, A. dos S.
dc.contributor.authorPINHEIRO, A. P. B.
dc.contributor.authorROSA, R.
dc.contributor.authorPAGOTO, A. L. R.
dc.contributor.authorAZEREDO, A. L. R.
dc.contributor.authorDOUSSEAU, S.
dc.contributor.authorFERNANDES, A. A.
dc.contributor.otherJoão Vítor Garcia Silva, UFES; Lana Lirio Longue, UFES; Adriele dos Santos Jardim, UFES; Ana Paula Braido Pinheiro, UFES; Rayane Rosa, UFES; André Lucas Reboli Pagoto, UFES; André Luiz Ribeiro Azeredo, UFES; Sara Dousseau Arantes, Incaper; Adriano Alves Fernandes, UFES.
dc.date.accessioned2021-04-13T12:26:24Z-
dc.date.available2021-04-13T12:26:24Z-
dc.date.created2021
dc.date.issued2021-04-13
dc.identifier.other23761
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4188-
dc.descriptionObjetiva-se avaliar a produção de mudas de maracujazeiro azedo propagadas por sementes em cultivo hidropônico e associadas a eficiência do uso de fósforo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas concentrações de fósforo de 0,032; 0,125; 0,500 e 1,000 mmol.L-1. Cada parcela foi composta por 5 plantas dispostas nos perfis de cultivo. As características analisadas foram altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, massa fresca de parte aérea, massa fresca de raiz, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, volume de raiz, área foliar, índice de qualidade de Dickson (IQD) e análise química da parte aérea e raízes para os calculos das eficiências de absorção, translocação e utilização do fósforo. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F (p<0,05) e análise de regressão, utilizando o software estatístico R. A análise dos dados permitiu concluir que a produção de mudas de maracujá azedo por sementes pode ser realizada como o uso de 0,784 mmol.L-1 de P na solução nutritiva, permitindo alcançar eficiências relativas de absorção e translocação do nutriente de 98,17% e 95,65%, respectivamente. O uso dessa concentração proporciona economia de cerca de 22% do nutriente em relação ao valor original da concentração utilizada na solução nutritiva.
dc.description.urimaracuja_azedo_arantes.pdf
dc.language.isopt_BR
dc.publisherResearch, Society and Development, v. 10, n. 4, P. 1-14, 2021.
dc.subjectMaracujázeiro
dc.subjectMaracujá azedo
dc.subjectPassiflora edulis Sims
dc.subjectQualidade de muda
dc.subjectRochas fosfáticas
dc.subjectHidroponia
dc.titleEficiência nutricional na produção de mudas de maracujazeiro azedo em função das concentrações de fósforo em solução nutritiva.
dc.type--
dc.ainfo.id23127
dc.ainfo.lastupdate2021-04-13
dc.ainfo.depositanteCarga Automática
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroCultivo Hidropônico
dc.subject.thesagroPropagação Vegetativa
dc.subject.thesagroFósforo
dc.subject.thesagroAbsorção de Nutrientes
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maracuja-azedo-arantes.pdf307,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.