Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVERDIN FILHO, A. C.
dc.contributor.authorBORGHI, E. J. A.
dc.contributor.authorFORNACIARI, G.
dc.contributor.authorCOLODETTI, T. V.
dc.contributor.authorRODRIGUES, W. N.
dc.contributor.authorCOMÉRIO, M.
dc.contributor.authorPOSSE, S. C. P.
dc.contributor.otherAbraão Carlos Verdin Filho, Incaper; EDINEI JOSÉ ARMANI BORGHI, IFES Itapina; Gabriel Fornacieri, IFES Itapina; Tafarel Victor Colodetti, UFES; Wagner Nunes Rodrigues, UNIFACIG; Marcone Comério, Incaper; Sheila Cristina Prucoli Posse, Incaper.
dc.date.accessioned2021-04-19T16:08:30Z-
dc.date.available2021-04-19T16:08:30Z-
dc.date.created2021
dc.date.issued2021-04-19
dc.identifier.other23766
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4190-
dc.descriptionO plantio de mudas com alto padrão de qualidade é um dos pontos chaves para o sucesso da cafeicultura. O objetivo deste trabalho foi quantificar as limitações causadas pelas dimensões dos tubetes plásticos, em altura e diâmetro, sobre o crescimento e a qualidade de mudas clonais de cafeeiro Conilon. O experimento foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Fazenda Experimental de Marilândia (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Incaper). O experimento seguiu um esquema fatorial 2×4, combinando duas alturas (18 e 22 cm) e quatro diâmetros (25, 32, 50 e 75 mm) de tubetes plásticos, totalizando 8 tratamentos que foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Para a multiplicação assexuada, foi utilizada a técnica de estaquia, coletando-se secções medianas de ramos ortotrópicos de brotações de plantas matrizes. Após o preparo das estacas, as mesmas foram plantadas nos tubetes de diferentes dimensões. Características de crescimento, produção de biomassa, fotossíntese e qualidade das mudas foram avaliadas aos 165 dias após a estaquia. Observou-se que as limitações das dimensões dos tubetes, em altura e em diâmetro, causaram perdas no crescimento, na produção de biomassa e na qualidade das mudas de cafeeiro Conilon, chegando a causar perdas de até 82,3% na área foliar total, 74,2% na matéria seca total e 28,6% no índice de qualidade. Pode-se concluir que as dimensões dos tubetes podem influenciar o desenvolvimento das mudas, tanto a altura quanto o diâmetro dos tubetes apresentam efeitos significativos. Parece haver um efeito mais limitador causado pela diminuição do diâmetro do tubete do que pela diminuição da sua altura, considerando o intervalo amostrado para ambos os fatores.
dc.description.uriconilon_tubete_verdin.pdf
dc.language.isopt_BR
dc.publisherRevista Pensar Acadêmico, v. 19, n. 2, p. 281-296, 2021.
dc.subjectCafé Conilon
dc.titleLimitações causadas pelas dimensões de tubetes sobre o crescimento e qualidade de mudas clonais de cafeeiro Conilon.
dc.type--
dc.ainfo.id23132
dc.ainfo.lastupdate2021-04-19
dc.ainfo.depositanteCarga Automática
dc.subject.nalthesaurusCoffea
dc.subject.nalthesaurusCoffea canephora var. laurentii
dc.subject.nalthesaurusCoffea canephora var. ugandae
dc.subject.thesagroCafeicultura
dc.subject.thesagroCafé Robusta
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroClone
dc.subject.thesagroPlantio
dc.subject.thesagroMuda
dc.subject.thesagroTubete
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conilon-tubete-verdin.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.