Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4213
Título: Gestão das empresas rurais cafeeiras no Estado do Espírito Santo, Brasil.
Autor(es): BLISKA, F. M.
PARTELLI, F. L.
BLISKA JÚNIOR, A.
KROHLING, C. A.
Flávia Maria de Mello Bliska, Instituto Agronômico; Fábio Luiz Partelli, Universidade Estadual de Campinas; Antonio Bliska Júnior, UFES; Cesar Abel Krohling, Incaper.
Data do documento: 15-Jul-2021
Editor: Revista Ifes Ciência, v. 7, n. 1, p. 01-25, 2021.
Descrição: O café está presente na economia do estado do Espírito Santo desde o início do século XIX. Sua produção baseia-se sobretudo em pequenas propriedades familiares, distribuídas em regiões com características socioeconômicas e edafoclimáticas heterogêneas. Logo, um sistema de gestão acurado é importante para a sustentabilidade da atividade. Este trabalho identifica o grau de gestão das empresas cafeeiras no Estado e os indicadores que contribuem com maior peso para os níveis observados, visando orientar atividades que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. O estudo baseia-se no Método de Identificação do Grau de Gestão MIGG, estatísticas descritivas e análise de componentes principais. Os resultados indicam que sistemas de gestão mais apurados e homogêneos estão associados às lavouras de Conilon/robusta, sobretudo no Litoral Norte Espírito-santense , enquanto os mais deficientes e mais heterogêneos são encontrados nas lavouras de Arábica, em especial no Sul Espírito-santense . O potencial de evolução da gestão interna é grande em todas as regiões cafeeiras do Estado, independentemente do tipo de café e do tamanho da propiedade.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4213
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao-empresas-rurais-Krohling.pdf416,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.