Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3097
Título: Avaliaçao do desenvolvimento vegetativo da bananeira sob efeito de diferentes doses de lodo de esgoto tratado.
Autor(es): COSTA, A. de F. S. da.
COSTA, A. N. da.
MAIA, F. G.
LIMA, M. de F. de.
ALMEIDA, L. F. de.
Adelaide de Fátima Santana da Costa, Incaper; Aureliano Nogueira da Costa, Incaper; Felipe Gonzaga Maia, Incaper/Fundagres; Maria de Fátima de Lima, CESAN; Luciano Firme de Almeida, CESAN.
Palavras-chave: SIBESA
Lodo de esgoto
Banana
Biossólido
Fertilidade
Data do documento: 24-Abr-2018
Editor: In: In: SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 10., 2010, Maceió. Gestão de Resíduos: Desafios e Oportunidades. Maceio: ABES, 2010.
Descrição: A cultura da bananeira é amplamente difundida no estado Espírito Santo, principalmente pelos agricultores familiares. Assim, buscam-se tecnologias capazes de proporcionar uma queda nos custos de produção, e conseqüente, aumento em sua margem de lucro. Uma alternativa viável é a utilização de resíduos orgânicos como fertilizantes para o solo. Desta maneira foi desenvolvido um experimento na Fazenda Experimental de Sooretama, pertencente ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), no município de Sooretama, com o objetivo de avaliar o efeito de doses crescentes de lodo de esgoto tratado com cal virgem, proveniente de Estação de Tratamento de Esgoto (lodo de esgoto) sobre o desenvolvimento vegetativo da bananeira. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, composto por uma cultura (banana), oito tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, onde T1 representa a adubação orgânica convencional e T2, a adubação química. Os demais tratamentos foram baseados em diferentes concentrações de nitrogênio presentes no lodo de esgoto. Os resultados comprovaram que o lodo, assim como o adubo orgânico convencional e o químico, contribuiu para o desenvolvimento vegetativo significante da bananeira ao longo do tempo. E ainda, que o tratamento T4 (40 kg de N aplicado no campo), foi o mais eficiente na promoção do desenvolvimento das plantas.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3097
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
09-av-desenv-veget-banan.pdf58,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.