Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3558
Título: Acidificação de frutos de mamão em solução de ácido acético e sua influência sobre ps caracteres físico-químicos dos frutos.
Autor(es): SOUZA, G. A. R. de
SILVA, F. R. N. e
COSTA, R. J.
FERREIRA, T. R.
SILVA, J. F. da.
CORREIA, L. Z.
LIMA, K. C. C.
SANT'ANA, C.
DOUSSEAU, S.
ARANTES, L. de O.
SANTANA, E. N. de.
SCALZER, A. P.
Guilherme Augusto Rodrigues de Souza; Fernanda Rodrigues Nunes e Silva; Rizia Joyce Costa; Thayanne Rangel Ferreira; Jasmini Fonseca da Silva; Laísa Zanelato Correia; Kayo Cesar Corrêa Lima; Clarisa Sant?Ana; Sara Dousseau Arantes, Incaper; Lucio de Oliveira Arantes, Incaper; Enilton Nascimento de Santana, Incaper; Ana Paula Scalzer.
Palavras-chave: Armazenamento
Maturação
Brix
Ácido acético
Data do documento: 29-Mai-2019
Editor: In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 22.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, 18.; ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 8., 2017, Urbanova .Patrimônio e Cultura Desafios da Ciência Frente a Identidades Plurais. São José dos Campos: UNIVAP, 2018.
Descrição: Por ser considerado como fruto climatérico, o mamão passa por severas mudanças em sua fase de maturação, quando colhido fisiologicamente maduro, em decorrência da atuação do etileno que é um hormônio de caráter gasoso envolvido neste processo. Em função das características físico-químicas e fisiológicas dos frutos de mamão, torna-se extremamente importante a observação do ponto de colheita dos frutos, uma vez que, isto influenciará o seu tempo de permanência em prateleira. Objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar a influência da acidificação de frutos de mamão com o uso de ácido acético (ácido orgânico) em diferentes pH s sobre a qualidade físico-química dos mesmos em dois períodos de armazenamento. Para a perda de massa fresca, o uso do ácido acético não se mostrou eficiente. Aos 4 dias o ácido acético promoveu o aumento no teor de vitamina C, mas aos 8 dias não se observou diferença entre o tratamento com pH 3 e a testemunha, já o pH 4 manteve o teor expresso aos 4 dias. Aos 4 dias o pH dos frutos tratados com pH 3 e pH 4 foi mais básico e aos 8 dias foi mais ácido. O uso do ácido acético induziu o aumento do teor de sólidos solúveis nos frutos.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/3558
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RE-0373-0888-01.pdf410,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.