Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4049
Título: A complexidade de consenso entre análise sensorial, física, e-química na qualidade do café.
Autor(es): PEREIRA, L. L.
CARDOSO,W. S.
GUARÇONI, R. G.
MOREIRA,T. R.
CASTRO, M. G. de
PINHEIRO, P. F.
FERRÃO, M. A. G.
FONSECA, A. F. A. da.
TEN CATEN, C. S.
Lucas Louzada Pereira, IFES Venda Nova do Imigrante; Wilton Soares Cardoso, IFES Venda Nova do Imigrante; Rogerio Carvalho Guarçoni, Incaper; Taís Rizzo Moreira, UFES; Marina Gomes de Castro, IFES Venda Nova do Imigrante; Patrícia Fontes Pinheiro, UFES; Maria Amélia Gava Ferrão, Incaper/Embrapa Café; Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, Incaper/Embrapa Café; Carla Schwengster ten Caten, UFRGS.
Palavras-chave: Café arábica
Análise sensorial
Análise química
Componente principal
Data do documento: 13-Jul-2020
Editor: Revista Ifes Ciência, v.4, n.2, 2018.
Descrição: consenso para a definição qualitativa de um alimento não é uma tarefa trivial, entretanto, quando analisada a composição química e sensorial do café, a tarefa se torna ainda mais complexa. Recentes discussões no meio acadêmico retratam os esforços entre as tentativas de convergências entre o emprego de técnicas físicas e químicas em relação ao processo de análise sensorial de cafés especiais, visando entender e estimar parâmetros de processos. Dado que o método de avaliação da qualidade (análise sensorial) é realizado por Q-Graders, e que este processo pode ser passível de falhas durante a análise. Este estudo verificou o consenso entre o agrupamento dos cafés por meio da análise sensorial e análise física e química, através da técnica de componentes principais PCA, para avaliar o quão próximo ou distante os resultados se agrupam na análise visual dos componentes. Como metodologia, utilizou-se o protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais SCAA, bem como análises físicas e químicas de extrato aquoso, cafeína, acidez titulável e pH. Os resultados indicam que dados oriundos das análises físicas e químicas não possuem o mesmo consenso em relação ao agrupamento observado nos dados das análises sensoriais dos cafés. A maneira pela qual os Q-Graders interpretam a qualidade se difere da forma como os dados químicos se agrupam, assim, os resultados sugerem que fatores além da composição física e química do café impactam na percepção de como a qualidade final é formulada.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4049
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analise-coffea-arabica.pdf485,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.