Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4175
Título: Schinus terebinthifolia : tradição e inovação tecnológica na extração e fitoquímica de diferentes genóticos e o impacto na qualidade.
Autor(es): SALES, M. D. C.
SALES, M. C.
RUAS, F. G.
MEIRA, D. D.
VENTURA, J. A.
Maria Diana Cerqueira Sales, DSBio®; Marina Cerqueira Sales, UNIFESO; Fabiana Gomes Ruas, Incaper; Débora Dummer Meira, UFES; Jose Aires Ventura, Incaper.
Palavras-chave: Tinturas-mãe
Cromatografia Camada Delgada
Data do documento: 2-Fev-2021
Editor: In: Problemas e oportunidades da saúde brasileira. Organizadores Luis Henrique Almeida Castro, Fernanda Viana de Carvalho Moreto, Thiago Teixeira Pereira. Ponta Grossa - PR: Atena, cap. 18, p. 159-172, 2020.
Descrição: De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte da população mundial tem confiança nos métodos tradicionais relativos aos cuidados diários com a saúde e cerca de 80% dessa população, principalmente dos países em desenvolvimento, confiam nos derivados de plantas medicinais para seus cuidados com a saúde. A medicina tradicional tornou-se um tópico de importância global e a espécie Schinus terebinthifolia é um grupo importante entre espécies medicinais e aromáticas de alto valor social e econômico. Neste estudo buscou-se demonstrar que a otimização do método de extração de três genótipos (masculino, feminino e hermafrodita) de espécies de S. terebinthifolia teve profundo efeito no isolamento de princípios químicos ativos e impacto na qualidade. Foram realizadas análises físico-químicas das amostras de Tinturas-mãe (TM) de folhas (TMArFH, TMArFF, TMArFM) e frutos (TMArFrH, TMArFrF1 e TMArFrF2) e, para a identificação dos constituintes químicos, foram usadas as técnicas de cromatografia em camada delgada (CCD). O sistema cromatográfico - TLC, adotado na triagem de amostras de frutas e frutos, permitiu a detecção de zonas cromatográficas das principais classes metabólicas para grupos fenólicos, do tipo flavonóide, principalmente para as tinturas-mães obtidas a partir de folhas, em que foram detectados grupos metabólicos hidrofílicos como catequina e flavonóides glicosilados. Os resultados das análises cromatográficas de diferentes genótipos da tintura-mãe de S. terebinthifolia apresentaram constuintes bioativos que podem oferecer aplicações potenciais interessantes nas indústrias de alimentos, cosméticos, biotecnologia e / ou farmacêutica
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4175
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cap-ruas.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.