Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4190
Título: Limitações causadas pelas dimensões de tubetes sobre o crescimento e qualidade de mudas clonais de cafeeiro Conilon.
Autor(es): VERDIN FILHO, A. C.
BORGHI, E. J. A.
FORNACIARI, G.
COLODETTI, T. V.
RODRIGUES, W. N.
COMÉRIO, M.
POSSE, S. C. P.
Abraão Carlos Verdin Filho, Incaper; EDINEI JOSÉ ARMANI BORGHI, IFES Itapina; Gabriel Fornacieri, IFES Itapina; Tafarel Victor Colodetti, UFES; Wagner Nunes Rodrigues, UNIFACIG; Marcone Comério, Incaper; Sheila Cristina Prucoli Posse, Incaper.
Palavras-chave: Café Conilon
Data do documento: 19-Abr-2021
Editor: Revista Pensar Acadêmico, v. 19, n. 2, p. 281-296, 2021.
Descrição: O plantio de mudas com alto padrão de qualidade é um dos pontos chaves para o sucesso da cafeicultura. O objetivo deste trabalho foi quantificar as limitações causadas pelas dimensões dos tubetes plásticos, em altura e diâmetro, sobre o crescimento e a qualidade de mudas clonais de cafeeiro Conilon. O experimento foi conduzido em viveiro de produção de mudas na Fazenda Experimental de Marilândia (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Incaper). O experimento seguiu um esquema fatorial 2×4, combinando duas alturas (18 e 22 cm) e quatro diâmetros (25, 32, 50 e 75 mm) de tubetes plásticos, totalizando 8 tratamentos que foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Para a multiplicação assexuada, foi utilizada a técnica de estaquia, coletando-se secções medianas de ramos ortotrópicos de brotações de plantas matrizes. Após o preparo das estacas, as mesmas foram plantadas nos tubetes de diferentes dimensões. Características de crescimento, produção de biomassa, fotossíntese e qualidade das mudas foram avaliadas aos 165 dias após a estaquia. Observou-se que as limitações das dimensões dos tubetes, em altura e em diâmetro, causaram perdas no crescimento, na produção de biomassa e na qualidade das mudas de cafeeiro Conilon, chegando a causar perdas de até 82,3% na área foliar total, 74,2% na matéria seca total e 28,6% no índice de qualidade. Pode-se concluir que as dimensões dos tubetes podem influenciar o desenvolvimento das mudas, tanto a altura quanto o diâmetro dos tubetes apresentam efeitos significativos. Parece haver um efeito mais limitador causado pela diminuição do diâmetro do tubete do que pela diminuição da sua altura, considerando o intervalo amostrado para ambos os fatores.
URI: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4190
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conilon-tubete-verdin.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.