Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFREITAS, J. F. de
dc.contributor.authorVINHA, M. B.
dc.contributor.authorDIAS, R. Q.
dc.contributor.otherJackson Fernandes de Freitas; Mariana Barboza Vinha, Incaper; Rachel Quandt Dias, Incaper.
dc.date.accessioned2021-12-30T16:39:07Z-
dc.date.available2021-12-30T16:39:07Z-
dc.date.created2021
dc.date.issued2021-12-30
dc.identifier.issn1519-2059
dc.identifier.other23948
dc.identifier.urihttp://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/123456789/4286-
dc.descriptionA qualidade da água utilizada na agroindústria de alimentos e bebidas é de fundamental importância para garantir a segurança de seus produtos. O uso da água é indispensável para as operações de limpeza e desinfecção de equipamentos, instalações e utensílios e para a higiene pessoal dos trabalhadores da agroindústria. Além disso, também pode ser utilizada como ingrediente dos produtos, na produção de gelo ou de vapor para operações específicas, como a pasteurização do leite. A presença de contaminantes na água utilizada pelas agroindústrias pode resultar na contaminação de seus produtos. Diante do risco de contaminações veiculadas pela água, as normas sanitárias determinam que a água utilizada nas agroindústrias esteja em conformidade com os padrões de potabilidade, e a comprovação do atendimento a esse requisito é exigido para o licenciamento sanitário e funcionamento das agroindústrias em todos os órgãos. A regularização das agroindústrias familiares é de fundamental importância ao desenvolvimento sustentável da atividade. Além de contribuir para oferta de produtos seguros ao consumo humano, garante a comercialização desses produtos em mercados formais. No entanto, o cumprimento dos requisitos legais para formalização, algumas vezes, é de difícil entendimento para os agricultores familiares, e, por isso, tecnologias simples, como a proposta neste manual técnico, podem contribuir para o atendimento a esses requisitos. Neste sentido, o presente documento propõe um sistema simples e de baixo custo para o tratamento da água obtida de fontes alternativas de captação, bem como orientações para o controle da potabilidade dessa água. Espera-se que as informações contidas neste manual possibilitem aos agricultores familiares atenderem às exigências sanitárias quanto à qualidade da água e contribuam para regularização sanitária dos seus empreendimentos. Cabe ressaltar que as informações contidas neste material são aplicáveis a todo tipo de agroindústria, seja de produtos de origem animal, de bebidas, seja de outros alimentos.
dc.description.uriDoc_284_Agroindustria_Familiar_tratamento_agua_Incaper.pdf
dc.formatil. : color.
dc.language.isopt_BR
dc.publisher? Vitória, ES : Incaper, 2021.
dc.relation.ispartofseries(Incaper, Documentos, )
dc.subjectAgroindustria
dc.subjectAgrolegal
dc.titleAgroindústria familiar : orientações para tratamento simplificado da água.
dc.typeFolhetos
dc.ainfo.id23787
dc.ainfo.lastupdate2021-12-30
dc.ainfo.depositanteCarga Automática
dc.format.extent244p.
dc.subject.thesagroIndústria Agrícola
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroQualidade da Água
dc.subject.thesagroTratamento da Água
Aparece nas coleções:Memória Técnica do Incaper

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-284-Agroindustria-Familiar-tratamento-agua-Incaper.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.